Mensagem do Regional Norte 2 – CNBB e o Círio de Nazaré

Mensagem do Regional Norte 2 – CNBB e o Círio de Nazaré

O Regional Norte 2 agradece a Deus por mais um Círio que chega alegrando os nossos corações! “Fazei tudo o que ele vos disser” Jo.2,5”

Com este conselho de nossa querida Mãe, a Virgem de Nazaré, somos convidados (as) a fortalecer nossa Fé e a vivenciar o sublime gesto do Amor que se concretiza na alegria, na solidariedade e no acolhimento fraterno.

O Círio traz em si um mistério que modifica vidas e ambiente.

Andando pelas ruas de Belém, uma semana antes do Círio, quem não sente o cheiro da maniçoba, do pato no tucupi e de outras comidas típicas de nossa região? São as famílias paraenses que preparam o manjar para celebrar a festa da Unidade! Muitos dizem: O Círio É o Natal da Família Paraense! Sim, o Círio é a Festa da Família!

A cidade toda se enfeita, as casas são reformadas, ornamentadas e caprichosamente arrumadas para acolher os parentes e amigos que se deslocam do interior do Estado e de outras localidades, os romeiros que vem prestar sua homenagem à Virgem de Nazaré! Agradecer? Pagar promessas? Confraternizar-se com os irmãos? É uma multidão que segue a pequenina imagem e como diz o canto, “vai navegando pelas ruas de Belém”, descontraída, rezando, cantando, puxando a corda e às vezes se emocionando diante das mais variadas expressões de fé de nossa gente, que acredita que a Mãe de Deus e nossa, em sua formosa berlinda, é a bendita entre todas as mulheres e é a nossa intercessora junto ao seu Filho Jesus.

Círio é a Festa da Família! É a Confraternização! É o grande mutirão para “Encher as talhas de água”, para que Jesus a transforme em vinho, o vinho novo da paz, da justiça e do compromisso com a causa do Evangelho. O Papa Bento XVI falando sobre a Nova Evangelização, nos diz: “O Evangelho transformou o mundo e ainda o está transformando, como um rio que irriga um grande campo”.

Jesus e seus discípulos e a Mãe querida, como nas bodas de Caná, estão na festa conosco, para que nunca nos falta o vinho. É só “Fazer o que ele disser” e afesta vai continuar e nós teremos condições de assumir com ardor e audácia missionária nossos compromissos de cristãos e cristãs que desejam vida em abundância para todos.

Vamos, pois, anunciar “Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida” e com certeza nossa sociedade terá dias melhores deixando-se conduzir pelos valores evangélicos e pela cultura da paz, fruto do amor e da justiça. Se assim acontecer, podemos dizer com alegria: Feliz círio! Feliz círio!

O Regional Norte 2 da CNBB deseja a todos (as) um Feliz Círio de Nazaré!

Orlanda Rodrigues Alves

Secretária Executiva

Regional N2- CNBB

MENSAGEM DO C�RIO 2011. doc.doc

Publicado em 28 de setembro de 2011, em ATUALIDADES e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s