QUEM SOMOS?

Foi inspirado nas escolhas de Jesus, que Frei Alfredo Schnűettgen, lançou a semente do Conselho Pastoral dos Pescadores/CPP1 em fins de 1968, em Olinda/PE. Atualmente O CPP está organizado em quatro regionais: Nordeste (Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Norte); Ceará (Ceará); Bahia (Litoral e Sertão) e Regional (Pará.)

O CPP tem a missão de colaborar com o processo de organização dos pescadores e pescadoras, movidas (os) pela ação libertadora do Evangelho, respeitando a sua cultura, tendo em vista a sua libertação integral e a construção de uma sociedade justa e fraterna, e o objetivo de assessorar a organização dos pescadores e pescadoras, para que, de forma autônoma venham garantir a preservação do meio ambiente no litoral e a conquista de seus direitos, tendo em vista uma melhor qualidade de vida para si e suas famílias.

O CPP Norte foi constituído juridicamente em 1989. Está organizado pelo regimento do regional, tem como órgãos o Conselho deliberativo, composto por representantes das regiões: Salgado, Baixo Amazonas, Xingu, Marajó o secretariado. Está sendo retomado o trabalho junto aos pescadores/as da Região Tocantina. A missão do Regional Norte é desenvolver trabalho voltado para a promoção social dos pescadores e pescadoras artesanais e suas famílias, bem como acompanhar as lutas e organizações da categoria pela garantia do território, preservação do meio ambiente, na garantia dos direitos sociais e da produção.


Saber mais: Os grupos

Anúncios