Seja mais um na defesa da pesca artesanal

Garantindo a sustentabilidade e a segurança alimentar para famílias de baixa renda, a pesca artesanal mais de que uma profissão, é um jeito de viver, de relacionar-se com a natureza, é a soberania alimentar do país, que produz alimento para o povo brasileiro.

Os pescadores e pescadoras artesanais possuem tradicional modo de viver e de lidar com a natureza, têm história e cultura de raízes profundas que são passadas de geração para geração, e que precisam ser preservadas em sua relação com seus territórios para que seja possível garantir a sua reprodução física, cultural e religiosa com a natureza.

Com uma relação de transformação direta da natureza, com espiritualidade e a mística que suscita respeito e cuidado, é um modo de vida onde o trabalho é livre e tem um regime autônomo e coletivo, extraindo da natureza somente o que ela é capaz de repor, tendo no conhecimento a principal base de sustentação.

As comunidades pesqueiras, embora consideradas tradicionais, não detêm a propriedade do território, que é utilizado de forma coletiva, abrangendo os espaços de água e terra, como os rios, açudes, lagoas, o mar, as terras de beira d’água e etc.

A comunidade tradicional pesqueira trás idéias importantes que a define: Liberdade, autonomia, e independência; É o Exercício livre e autônomo de apropriação de recursos a partir de conhecimento familiar ancestral. O pescador artesanal não é um indivíduo, mas uma coletividade, onde autonomia e liberdade, mantem uma relação harmoniosa com os recursos.

A apropriação desse recursos dependem diretamente do conhecimento tradicional adquirido, com regras e condutas construídas e vivenciadas pelas comunidades e que muitas vezes não são reconhecida pelo Estado.

Nesta pauta fundamentamos a Campanha. A necessidade que os Territórios de Pesca tradicional sejam afetivamente demarcado.

Se quiser saber mais, participar e se mais um nessa luta pelo direito dos pescadores e pescadoras faça um tour no blog, você vai se surpreender.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s